SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Analisis of cognitive and emotional processes inherent to sports tactical performanceQuality of life and depression in hemodialysis patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

MAGALHAES, Fernando Macedo; GUSMAM, Daniela Penachi Parolo  and  GRECCA, Kelly Renata Risso. Preparo psicológico em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca pediátrica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 142-161. ISSN 1808-5687.

A hospitalização e o procedimento cirúrgico podem ter um impacto negativo sobre o paciente. Crianças submetidas à cirurgia cardíaca podem apresentar reações adversas como choro, recusa em permanecer no hospital e problemas de desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do preparo psicológico pré-cirúrgico, assim como sintomas de ansiedade, medos e preocupações relacionados à hospitalização e cirurgia. Participaram da pesquisa três crianças/adolescentes cardiopatas com idade entre 9 e 14 anos. Para obtenção de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Termo de Consentimento Livre e Pós - Esclarecido Adulto e Criança/Adolescente, Roteiro de Entrevista, Questionário sobre Preocupações na Cirurgia Pediátrica, Escala de Medo Hospitalar, Escala de Ansiedade Manifesta Forma Infantil - EAM-FI, Manual de Preparo para Cirurgia e Material Lúdico. A avaliação com a aplicação das escalas foi realizada em dois momentos que antecediam a realização da cirurgia, pré e pós-preparo psicológico. Os resultados pré-preparo evidenciaram ocorrência de medo, ansiedade e preocupações. No preparo psicológico os sujeitos puderam experienciar de forma lúdica o procedimento cirúrgico, além de tirarem dúvidas, fazerem questionamentos e desmistificarem crenças relacionadas ao procedimento médico invasivo. Na reavaliação pós-preparo houve diminuição dos sintomas anteriormente apresentados. Apesar das limitações do estudo pela amostra reduzida de sujeitos, foi possível concluir que o preparo psicológico é importante, pois auxilia no desenvolvimento de estratégias mais adequadas de enfrentamento, diminuindo a ocorrência de problemas emocionais e comportamentais no pré e pós-cirúrgico.

Keywords : Cirurgia Cardíaca Pediátrica; Preparo Psicológico; Ansiedade; Medos; Preocupações.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License