SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Análise dos processos cognitivo-afetivos inerentes ao desempenho tático-esportivoQualidade de vida e depressão de pacientes em hemodiálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

MAGALHAES, Fernando Macedo; GUSMAM, Daniela Penachi Parolo  e  GRECCA, Kelly Renata Risso. Preparo psicológico em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca pediátrica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 142-161. ISSN 1808-5687.

A hospitalização e o procedimento cirúrgico podem ter um impacto negativo sobre o paciente. Crianças submetidas à cirurgia cardíaca podem apresentar reações adversas como choro, recusa em permanecer no hospital e problemas de desenvolvimento. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do preparo psicológico pré-cirúrgico, assim como sintomas de ansiedade, medos e preocupações relacionados à hospitalização e cirurgia. Participaram da pesquisa três crianças/adolescentes cardiopatas com idade entre 9 e 14 anos. Para obtenção de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Termo de Consentimento Livre e Pós - Esclarecido Adulto e Criança/Adolescente, Roteiro de Entrevista, Questionário sobre Preocupações na Cirurgia Pediátrica, Escala de Medo Hospitalar, Escala de Ansiedade Manifesta Forma Infantil - EAM-FI, Manual de Preparo para Cirurgia e Material Lúdico. A avaliação com a aplicação das escalas foi realizada em dois momentos que antecediam a realização da cirurgia, pré e pós-preparo psicológico. Os resultados pré-preparo evidenciaram ocorrência de medo, ansiedade e preocupações. No preparo psicológico os sujeitos puderam experienciar de forma lúdica o procedimento cirúrgico, além de tirarem dúvidas, fazerem questionamentos e desmistificarem crenças relacionadas ao procedimento médico invasivo. Na reavaliação pós-preparo houve diminuição dos sintomas anteriormente apresentados. Apesar das limitações do estudo pela amostra reduzida de sujeitos, foi possível concluir que o preparo psicológico é importante, pois auxilia no desenvolvimento de estratégias mais adequadas de enfrentamento, diminuindo a ocorrência de problemas emocionais e comportamentais no pré e pós-cirúrgico.

Palavras-chave : Cirurgia Cardíaca Pediátrica; Preparo Psicológico; Ansiedade; Medos; Preocupações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License