SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Psychological preparation in patients undergoing cardiac surgery pediatricCognitive-behavioral therapy for children in a situation of marital separation: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

MACUGLIA, Greici Rössler; ROSSATTO, Fabiane Caillava; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira  and  GIACOMONI, Cláudia Hofheinz. Qualidade de vida e depressão de pacientes em hemodiálise. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2010, vol.6, n.2, pp. 162-177. ISSN 1808-5687.

O avanço da medicina possibilitou a pacientes renais crônicos a manutenção de suas vidas através de procedimentos como a hemodiálise. Se por um lado, a expectativa de vida destes pacientes aumentou, por outro, o restabelecimento da saúde plena não será possível, favorecendo o surgimento de transtornos como depressão, comprometendo a qualidade de vida. Este estudo tem por objetivo investigar os indicadores de qualidade de vida e a prevalência de depressão em pacientes adultos submetidos à hemodiálise. Foram avaliados 49 pacientes através da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS-D) e o Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL-bref). Os resultados indicaram que 28,6% da amostra apresentou um grau leve ou moderado de depressão, sendo o sexo feminino o mais afetado, e uma melhor qualidade de vida em relação ao domínio psicológico e relações sociais. A HADS-D apresentou coeficientes de correlação negativos significativos com todos os domínios do WHOQOL-bref, com destaque para o domínio psicológico. Os dados sugerem que o aumento da sobrevida destes pacientes não significa, necessariamente, melhora na qualidade de vida, indicando a necessidade de se direcionar a atenção para todos os aspectos da vida do paciente, não somente para os aspectos físicos.

Keywords : hemodiálise; depressão; qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License