SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Outras abordagens no tratamento da dependência do crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

SILVA, Regina Cláudia Barbosa da; PADOVANI, Ricardo da Costa  e  NEVES, Mauricio Oliveira. O delírio na perspectiva das neurociências e da terapia cognitiva. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 2-6. ISSN 1808-5687.

A esquizofrenia é um transtorno mental de evolução crônica caracterizado por mudanças cognitivas, afetivas e comportamentais. O presente estudo busca descrever a formação dos delírios na esquizofrenia a partir da perspectiva das neurociências e da terapia. A metodologia utilizada nesta pesquisa é uma análise crítica, que permite avaliar os princípios que fundamentam os processos de formação dos delírios propostos por estudiosos do tema. Dessa maneira, esta pesquisa visa fornecer informações a respeito das alterações do pensamento a partir das contribuições das neurociências e da terapia cognitiva desse complexo fenômeno. Não há, obviamente, uma pretensão de esgotar o assunto. Este estudo deixa evidente a relevância da associação entre farmacoterapia e terapia cognitiva no processo de tratamento da esquizofrenia.

Palavras-chave : delírio; neurociências; terapia cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )