SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O delírio na perspectiva das neurociências e da terapia cognitivaInvestigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

KOLLING, Nadia de Moura; PETRY, Milene  e  MELO, Wilson Vieira. Outras abordagens no tratamento da dependência do crack. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 7-14. ISSN 1808-5687.

O crescimento do uso de crack no Brasil aliado a pouca eficácia de modelos tradicionais de tratamento faz necessária uma investigação de outras abordagens que possam suprir ou complementar tais carências. O objetivo dessa revisão de literatura é apresentar alternativas terapêuticas para o tratamento da dependência do crack, sendo elas: Manejo de Contingências, Terapia de Aceitação e Compromisso, Farmacoterapia, Comunidades Terapêuticas e Políticas de Prevenção ao uso de crack. Essas terapêuticas, quando aliadas aos modelos tradicionais, potencializam o tratamento da dependência do crack. Novos estudos, na população brasileira, são necessários para aprimorar o tratamento da dependência do crack.

Palavras-chave : prevenção primária; terapia cognitiva; transtornos relacionados ao uso de cocaina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )