SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Outras abordagens no tratamento da dependência do crackConhecimento, habilidades e atitude em TCC: percepção de terapeutas iniciantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

BONIFACIO, Shirlei de Paula; SILVA, Regina Cláudia Barbosa da; MONTESANO, Fábio Tadeu  e  PADOVANI, Ricardo da Costa. Investigação e manejo de eventos estressores entre estudantes de Psicologia. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 15-20. ISSN 1808-5687.

O objetivo do presente estudo foi investigar como eventos potencialmente estressores se apresentam entre estudantes do quarto e quinto anos do curso de Psicologia, bem como as estratégias comumente empregadas para o seu manejo. Adicionalmente, buscou-se avaliar a presença dos sintomas físicos e psicológicos relacionados ao estresse. Participaram do estudo 17 alunos. Instrumentos empregados: Roteiro de Entrevista de Investigação do Estresse e Inventário de Sintomas de Stress para Adultos. Os achados permitem supor que novas demandas relacionadas a moradia em repúblicas, adaptação às contingências de ensino e aprendizagem, necessidade de organização do tempo e de atividades e estabelecimento de novas relações interpessoais se apresentaram como fatores potencialmente estressantes para uma parcela significativa da população universitária.

Palavras-chave : estresse; estudantes; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )