SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Investigation and management of stressful events among students of PsychologyCognitive-behavior Intervention in anxiety disorder: Case Account author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

BARLETTA, Janaína Bianca; DELABRIDA, Zenith Nara Costa  and  FONSECA, Ana Lúcia Barreto da. Conhecimento, habilidades e atitude em TCC: percepção de terapeutas iniciantes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 21-29. ISSN 1808-5687.

A supervisão em psicoterapia é uma atividade inerente à formação de qualquer psicólogo, visa ao desenvolvimento de competências em psicoterapia, porém os estudos que orientam esta prática acadêmica são incipientes, tornando-os imprescindíveis nesta área. Com o objetivo de descrever a percepção de 15 terapeutas iniciantes no último ano de graduação sobre seu próprio desenvolvimento em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), foram realizados dez meses de supervisão de estágio, no formato da estrutura da sessão clínica, totalizando 34 encontros com duração média de 3 horas e 40 minutos. A maioria dos participantes era do sexo feminino (93,3%), com idade média de 22,6 anos, que foram separados em dois grupos (GA, GB). Foram feitas cinco sessões de discussão teórica e atividades formativas. Em seguida, sessões com discussão de caso e texto, atividade formativa e/ou autoavaliação. Estas avaliações aconteceram em três momentos: 15 dias após o início do atendimento, quatro meses depois e dez meses depois. O principal resultado encontrado foi o aumento nas três dimensões da competência - conhecimento, habilidades e atitudes - embora não tenha ocorrida linearmente ao longo das supervisões. Ressalta-se a importância da continuidade do treinamento para que o psicoterapeuta seja considerado hábil na prática da TCC.

Keywords : percepção de competência em tcc; supervisão; terapeutas iniciantes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )