SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Mourning and sudden losses: contributions of Cognitive Behavioral TherapyBenefits of yoga practices for anxiety disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

SILVA, Shirley de Souza; PEREIRA, Reginete Cavalcanti  and  AQUINO, Thiago Antônio Avellar de. A Terapia cognitivo-comportamental no ambulatório público: possibilidades e desafios. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 44-49. ISSN 1808-5687.

O presente artigo objetiva discutir o papel dos profissionais de Psicologia na Saúde Pública, haja vista a presença cada vez mais frequente desses profissionais nesse contexto. Enfatiza as possibilidades de intervenções a partir da experiência de trabalho em um ambulatório de Saúde Pública Mental da rede pública, situado em um município do interior do Estado da Paraíba - Brasil. Focaliza as alternativas do uso da Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC - como ferramenta para a compreensão e o manejo das particularidades técnicas do trabalho clínico no referido ambulatório. Na prática, seus resultados apontam para a realidade da inserção da TCC nesse segmento, instrumentalizando e viabilizando a atuação do psicólogo de forma que ele possa atender às necessidades e peculiaridades das demandas do Setor Público.

Keywords : saúde mental; saúde pública; terapia cognitivo-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )