SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Luto e perdas repentinas: contribuições da Terapia Cognitivo-ComportamentalOs benefícios do yoga nos transtornos de ansiedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

SILVA, Shirley de Souza; PEREIRA, Reginete Cavalcanti  e  AQUINO, Thiago Antônio Avellar de. A Terapia cognitivo-comportamental no ambulatório público: possibilidades e desafios. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp.44-49. ISSN 1808-5687.

O presente artigo objetiva discutir o papel dos profissionais de Psicologia na Saúde Pública, haja vista a presença cada vez mais frequente desses profissionais nesse contexto. Enfatiza as possibilidades de intervenções a partir da experiência de trabalho em um ambulatório de Saúde Pública Mental da rede pública, situado em um município do interior do Estado da Paraíba - Brasil. Focaliza as alternativas do uso da Terapia Cognitivo-Comportamental - TCC - como ferramenta para a compreensão e o manejo das particularidades técnicas do trabalho clínico no referido ambulatório. Na prática, seus resultados apontam para a realidade da inserção da TCC nesse segmento, instrumentalizando e viabilizando a atuação do psicólogo de forma que ele possa atender às necessidades e peculiaridades das demandas do Setor Público.

Palavras-chave : saúde mental; saúde pública; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )