SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A Terapia cognitivo-comportamental no ambulatório público: possibilidades e desafiosIntervenção cognitivo-comportamental em grupo de socioeducadores: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

VORKAPIC, Camila Ferreira  e  RANGE, Bernard. Os benefícios do yoga nos transtornos de ansiedade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.1, pp. 50-54. ISSN 1808-5687.

Nos últimos anos, estudos têm mostrado que um grande número de pessoas experimentará algum tipo de transtorno de ansiedade de maneira contínua ou recorrente. Terapias complementares como o yoga vêm provando sua eficácia significativa na redução dos sintomas de ansiedade. Portanto, o objetivo deste estudo é discutir o uso de yoga como intervenção para o tratamento de transtornos de ansiedade com base nos resultados de grandes estudos controlados. Esta análise concluiu que o yoga parece ser uma intervenção consistente, bem-sucedida e com boa relação custo-benefício no tratamento dos transtornos de ansiedade. No entanto, este é um novo campo de pesquisa e novas investigações combinando variáveis psicológicas e fisiológicas são necessárias para estabelecer um protocolo de yoga como intervenção principal ou complementar no tratamento da ansiedade.

Palavras-chave : ansiedade; ioga; terapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )