SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Neuroticismo, emoções e comportamentos de risco em pacientes ambulatoriais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FINGER, Igor da Rosa  e  POTTER, Juliana Rausch. Entrevista motivacional no tratamento de sobrepeso/obesidade: uma revisão de literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 2-7. ISSN 1808-5687.

A prevalência e a incidência do sobrepeso (SP) e/ou obesidade na população é elevada. A mudança comportamental em relação à comida ainda é difícil, até mesmo em casos nos quais foram utilizadas técnicas cirúrgicas, quando no estágio mais crítico da obesidade. A técnica da entrevista motivacional (EM), utilizada inicialmente para tratamento de dependência química, surge como possibilidade de incentivo à mudança comportamental duradoura em indivíduos com SP e obesidade. O presente artigo tem por objetivo revisar os resultados de estudos publicados entre 2008 e 2010 que aplicaram EM no tratamento de SP ou obesidade. Foram utilizados os descritores motivational interviewing e obesity (entrevista motivacional e obesidade) nas seguintes bases de dados: Academic Research Library, Academic Search Premier, CBCA Complete (ProQuest), CINAHL (EBSCO), Dissertations & Theses, Electronic Journals, Latin American Newsstand, Medical Library, ProQuest, Pubmed/Medline, Scielo e Web of Science. São apresentados resultados no tratamento infantil, adolescente e adulto, bem como pesquisas com resultados preliminares.

Palavras-chave : entrevista motivacional; obesidade; sobrepeso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )