SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Entrevista motivacional no tratamento de sobrepeso/obesidade: uma revisão de literaturaTranscrição e observação como estratégias para aprimoramento da competência clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

TINOCO, Gesiane Agostinho Barbosa; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes  e  LOPES, Ederaldo José. Neuroticismo, emoções e comportamentos de risco em pacientes ambulatoriais. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 8-16. ISSN 1808-5687.

Este estudo investigou relações entre emoções, neuroticismo e comportamentos de risco em pacientes atendidos em um ambulatório de saúde mental à luz da abordagem cognitivo-comportamental. Participaram da pesquisa 20 pessoas com média de idade de 40,3 anos, com os diagnósticos de transtornos da personalidade e transtorno do humor, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo e dependência química. Foram utilizados como instrumentos a Escala Fatorial de Neuroticismo, a Escala de Comportamento de Risco e narrativas sobre comportamentos de risco (scripts). Os resultados indicaram que os comportamentos de risco social, risco à saúde e legal/ético apresentaram correlações positivas com desajustamento psicossocial e ansiedade. A raiva correlacionou-se positivamente com as intenções de apresentar os comportamentos de risco social e à saúde. Esses resultados são importantes para programas de prevenção e intervenção que devem considerar a natureza multidimensional do risco.

Palavras-chave : comportamento de risco; neuroticismo; pacientes ambulatoriais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )