SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Neuroticismo, emoções e comportamentos de risco em pacientes ambulatoriaisAvaliação e intervenção psicoterapêutica nos transtornos disruptivos: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

BARLETTA, Janaína Bianca; FONSECA, Ana Lúcia Barreto da  e  OLIVEIRA, Maria Inês Santana de. Transcrição e observação como estratégias para aprimoramento da competência clínica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 17-24. ISSN 1808-5687.

Este estudo teve por objetivo avaliar o uso da transcrição do atendimento e da observação em sala de espelho unilateral como estratégias para o treinamento e desenvolvimento de competência clínica em psicoterapia. Participaram 15 alunos do último ano de graduação em estágio clínico na abordagem cognitivo-comportamental. Com o intuito de analisar o atendimento, no primeiro semestre gravaram em áudio e transcreveram a sessão psicoterápica e no segundo semestre observaram a intervenção do colega. Os alunos avaliaram o uso desses recursos, e as respostas foram categorizadas por temas. Inicialmente a transcrição foi percebida como uma atividade negativa, mas após a primeira análise realizada em conjunto na supervisão essa percepção foi modificada para positiva. As principais vantagens desse recurso foram o favorecimento da autocrítica, da socratização do diálogo, do foco, da escolha de técnicas adequadas e da minimização de distorções do terapeuta. A observação foi uma atividade considerada positiva tanto na situação de observador quanto na situação de observado, com a vantagem temporal em relação à transcrição. Os principais pontos positivos foram a autorreflexão da prática, o uso das técnicas e a troca de experiência. Considera-se que a forma de utilização desses dois recursos favoreceu o desenvolvimento de competência terapêutica.

Palavras-chave : avaliação; competência clínica; treinamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )