SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Transcrição e observação como estratégias para aprimoramento da competência clínicaTratamento da hepatite C: impacto sobre o cuidador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

BARLETTA, Janaína Bianca. Avaliação e intervenção psicoterapêutica nos transtornos disruptivos: algumas reflexões. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 25-31. ISSN 1808-5687.

Os transtornos disruptivos são os transtornos psiquiátricos mais frequentes na infância e têm grande impacto na adolescência e na vida adulta. Porém, há uma série de empecilhos para seu diagnóstico: a) dificuldade com o diagnóstico diferencial, principalmente em relação a ansiedade, depressão e déficit de atenção/hiperatividade; b) dificuldade em apontar quando o comportamento faz parte do ciclo normal do desenvolvimento infantil; e c) escassez de instrumentos e técnicas padronizadas para esse tipo de atendimento. Portanto, este artigo teórico tem por objetivo refletir sobre os aspectos considerados necessários e importantes para o atendimento psicoterápico nos transtornos disruptivos, sem pretensão de esgotar a discussão. Para tanto, inicialmente serão apresentadas a definição e a caracterização de transtorno da conduta e transtorno desafiador de oposição. A partir desse ponto serão levantadas questões sobre avaliação, passando por entrevista clínica, análise funcional e inventários, e sobre as técnicas de intervenção, discutindo-se aspectos relevantes do treinamento de pais e do treinamento de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : avaliação; intervenção psicoterapêutica; transtorno disruptivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )