SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Avaliação e intervenção psicoterapêutica nos transtornos disruptivos: algumas reflexõesFobia específica: passo a passo de uma intervenção bem-sucedida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

COELHO, Diogo Luiz et al. Tratamento da hepatite C: impacto sobre o cuidador. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2011, vol.7, n.2, pp. 32-36. ISSN 1808-5687.

O objetivo deste estudo foi identificar níveis de estresse, sintomas de depressão, sobrecarga e estratégias de enfrentamento entre cuidadores de pacientes portadores de Hepatite C em tratamento no Hospital de Base, São José do Rio Preto, São Paulo. Participaram 43 cuidadores, que responderam aos seguintes instrumentos antes, durante e após o tratamento: Inventário de Sintomas de Stress de Lipp, Inventário Beck de Depressão, Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas e Burden Interview. Predominaram cuidadores do sexo feminino (n = 31), adultos e familiares dos pacientes. A média de sobrecarga foi 22,2 (DP = 9,2). Houve um maior número de pacientes em diferentes fases do estresse e um aumento nos sintomas de depressão durante o tratamento (p = 0,03). Estratégia de enfrentamento focada no problema foi utilizada com maior frequência.

Palavras-chave : cuidador; Hepatite c; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )