SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Fontes estressoras no paciente com diagnóstico de neoplasia mamária maligna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

PUREZA, Juliana da Rosa; RUSCH, Sabrina Gomes de Souza; WAGNER, Marcia  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Treinamento de habilidades sociais em universitários: uma proposta de intervenção. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 2-9. ISSN 1808-5687.

O estudo das habilidades sociais tem crescido significativamente nos últimos anos, devido a sua aplicação em diferentes contextos e ao grande impacto que um déficit em habilidades sociais pode gerar na saúde e na qualidade de vida. Encontra-se na literatura diversas intervenções propostas para o desenvolvimento e tratamento destas habilidades, e a principal delas é o Treinamento em Habilidades Sociais. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de treinamento de habilidades sociais em grupo para universitários com sintomas de ansiedade social. Participaram inicialmente deste estudo 22 estudantes universitários de diversos cursos de uma universidade privada. A intervenção foi conduzida ao longo de 10 sessões, com periodicidade semanal. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Ansiedade Social para Adultos (CASO-A30), Escala de Ansiedade Social Liebowitz, Inventários de Depressão e de Ansiedade de Beck (BDI e BAI), e o ASR (Adult Self-Report). A comparação dos resultados antes e depois da intervenção mostra que os participantes tiveram uma melhora significativa nos sintomas de ansiedade social. Também se pode identificar que os participantes que apresentaram uma sintomatologia mais severa ao inicio do tratamento abandonaram a intervenção.

Palavras-chave : habilidades sociais; relações interpessoais; terapia comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )