SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Treinamento de habilidades sociais em universitários: uma proposta de intervençãoDesenvolvimento sociocognitivo da teoria da mente: estudos interventivos com crianças de 3 e 4 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

BARBOSA, Marcel Rocha; SANTOS, Flávia Urbini dos  e  BARBOSA, Marcel Rocha. Fontes estressoras no paciente com diagnóstico de neoplasia mamária maligna. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 10-18. ISSN 1808-5687.

O diagnóstico do câncer e todo o processo de enfrentamento da doença são vividos pelo paciente com bastante dificuldade devido à complexidade do tratamento envolvido. O presente estudo teve como objetivo avaliar a presença do diagnóstico do estresse, os possíveis fatores estressores e os quadros característicos do estresse em mulheres com diagnóstico de neoplasia mamária maligna na faixa etária entre 40 e 60 anos. O tamanho da amostra foi compreendido por vinte mulheres, atendidas por uma instituição de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram utilizados três instrumentos para coleta de dados: ficha de identificação, questionário de questões fechadas de múltipla escolha e aplicação do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Os dados coletados foram analisados através do método estatístico descritivo. Os resultados permitiram evidenciar que o modo com o qual as pessoas avaliam, enfrentam e superam as situações podem produzir estresse, e, nas situações em que o diagnóstico de estresse passa a estar presente, o tratamento pode trazer consequências não desejadas.

Palavras-chave : estresse; fontes estressoras; neoplasia mamária maligna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )