SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Fontes estressoras no paciente com diagnóstico de neoplasia mamária malignaEsquemas iniciais desadaptativos na violência conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

OLIVEIRA, Sérgio Eduardo Silva de et al. Desenvolvimento sociocognitivo da teoria da mente: estudos interventivos com crianças de 3 e 4 anos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 19-30. ISSN 1808-5687.

O objetivo da pesquisa foi investigar a eficácia de procedimentos interventivos, com ênfases na aquisição de verbos mentais e na prática de atribuição de estados mentais, sobre o desenvolvimento da teoria da mente em crianças de 3 e 4 anos de idade. Participaram 102 crianças distribuídas em três diferentes estudos. O primeiro estudo buscou avaliar a adequação das intervenções propostas, o segundo estudo investigou o efeito das intervenções e o terceiro estudo avaliou a eficácia do treino de três adultos na aplicação dos procedimentos avaliativos e interventivos. Os resultados, de modo geral, mostraram que os procedimentos interventivos tiveram efeito positivo no desenvolvimento da teoria da mente em crianças pequenas. A ênfase nos verbos mentais parece não ter apresentado efeito significativo. O treino de pessoas na aplicação dos procedimentos avaliativos e interventivos mostrou-se eficiente. Aspectos técnicos no emprego das técnicas avaliativas e interventivas apresentaram peculiaridades no que se refere ao material e linguagem utilizados.

Palavras-chave : desenvolvimento sociocognitivo; intervenção; teoria da mente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )