SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Early maladaptive schemas in marital violenceCognitive conceptualization of a Freud's case of paranoia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

CHARCHAT-FICHMAN, Helenice; FERNANDES, Conceição Santos  and  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Psicoterapia neurocognitivo-comportamental: uma interface entre psicologia e neurociência. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 40-46. ISSN 1808-5687.

Cada vez mais, reabilitação neuropsicológica e psicoterapia cognitivo-comportamental veem apresentado características em comum. O presente trabalho apresenta um modelo de interface entre essas duas abordagens de intervenções terapêuticas. O modelo tem como base mecanismos de plasticidade neural e descreve estratégias relacionadas com avaliação neuropsicológica detalhada do funcionamento neurocognitivo-comportamental do paciente. Essa avaliação representa uma condição essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção psicológica. O modelo também sugere uma orientação com os familiares e outros indivíduos que convivem diretamente com o paciente. Finalmente o modelo propõe a associações de técnicas de estimulação das funções neuropsicológicas comprometidas e de desenvolvimento de formas alternativas para o emprego de funções neuropsicológicas preservadas assim como técnicas cognitivo-comportamentais capazes de promover mudanças para um repertório psicossocial adaptado à nova condição do paciente.

Keywords : neurociências; neuropsicologia; psicoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )