SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Esquemas iniciais desadaptativos na violência conjugalConceitualização cognitiva de um caso de paranóia de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

CHARCHAT-FICHMAN, Helenice; FERNANDES, Conceição Santos  e  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Psicoterapia neurocognitivo-comportamental: uma interface entre psicologia e neurociência. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 40-46. ISSN 1808-5687.

Cada vez mais, reabilitação neuropsicológica e psicoterapia cognitivo-comportamental veem apresentado características em comum. O presente trabalho apresenta um modelo de interface entre essas duas abordagens de intervenções terapêuticas. O modelo tem como base mecanismos de plasticidade neural e descreve estratégias relacionadas com avaliação neuropsicológica detalhada do funcionamento neurocognitivo-comportamental do paciente. Essa avaliação representa uma condição essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção psicológica. O modelo também sugere uma orientação com os familiares e outros indivíduos que convivem diretamente com o paciente. Finalmente o modelo propõe a associações de técnicas de estimulação das funções neuropsicológicas comprometidas e de desenvolvimento de formas alternativas para o emprego de funções neuropsicológicas preservadas assim como técnicas cognitivo-comportamentais capazes de promover mudanças para um repertório psicossocial adaptado à nova condição do paciente.

Palavras-chave : neurociências; neuropsicologia; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )