SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Psicoterapia neurocognitivo-comportamental: uma interface entre psicologia e neurociênciaTerapia cognitivo-comportamental e tratamento psicológico de pacientes com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

ZUGMAN, Salmo  e  NEUFELD, Carmen Beatriz. Conceitualização cognitiva de um caso de paranóia de Freud. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 47-54. ISSN 1808-5687.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é considerada hoje um tratamento eficaz e baseado em evidências, adjunto aos medicamentos antipsicóticos, para a esquizofrenia. O modelo cognitivo atual para esquizofrenia foi desenvolvido individualmente para os seus sintomas principais: alucinações, delírios e sintomas negativos. Entre os delírios, os persecutórios são os mais frequentemente encontrados entre os pacientes com esquizofrenia. Apesar dos dados de eficácia, é ainda pouco disseminado emprego da TCC para pacientes psicóticos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma leitura embasada no modelo cognitivo de um caso de paranoia anteriormente relatado por Freud. O caso escolhido foi selecionado a partir de uma busca nas obras completas de Freud, observando-se os seguintes critérios de inclusão: o paciente deveria apresentar delírios paranoides, ter sido pessoalmente atendido por Freud e apresentar em seu relato dados pessoais suficientes para a confecção da conceitualização cognitiva. Este estudo de revisão identificou as características do modelo cognitivo de Beck, como por exemplo, a importância das distorções cognitivas na manutenção da paranoia, em um caso descrito no início do século XX. Além disso, pode-se concluir que pacientes paranoides representam desafios para terapeutas de várias épocas históricas distintas.

Palavras-chave : caso de Freud; conceitualização cognitiva; paranoia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )