SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Conceitualização cognitiva de um caso de paranóia de FreudA conceitualização cognitiva no Transtorno Obsessivo Compulsivo: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FLORES, Carolina Aita. Terapia cognitivo-comportamental e tratamento psicológico de pacientes com HIV/AIDS. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 55-60. ISSN 1808-5687.

Com o surgimento dos medicamentos antirretrovirais, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) deixou de ser configurado como uma doença terminal e passou a ser visto como doença crônica, o que aumentou a sobrevida das pessoas infectadas e, consequentemente, levou a maiores investigações sobre a qualidade de vida dessa população. A infecção por HIV, apesar de não gerar sintomas psicológicos por si só, traz como consequência alterações psicológicas importantes. Desde o surgimento da terapia cognitivo-comportamental (TCC), de Aaron Beck, essa linha de atuação foi adaptada a uma gama enorme de populações, com diferentes transtornos ou problemas. Por seu caráter amplo e flexível, essa modalidade de terapia pode ser facilmente adaptada às particularidades da população com HIV. Somado a esse aspecto prático da TCC, outro fator que pode auxiliar o tratamento das pessoas com HIV é o entendimento de seu modo de pensar como fator-chave no aparecimento de emoções e comportamentos. A TCC pode contribuir para o tratamento psicológico das pessoas soropositivas, bem como melhorar a adaptação e a convivência com a doença.

Palavras-chave : aspectos psicológicos; terapia cognitiva; vírus da imunodeficiência humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )