SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Cognitive-behavioral therapy and the psychological treatment of patients with HIV/AIDSThe cognitive therapy and mindfulness: interview with Donna Sudak author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

FORMIGA, Mariana Bandeira; GALDINO, Melyssa Kellyane Cavalcanti; CHIAPETTI, Nilse  and  GOMES, Caroline Mello Lucena Cavalcanti. A conceitualização cognitiva no Transtorno Obsessivo Compulsivo: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 61-66. ISSN 1808-5687.

Este artigo apresenta o estudo do caso de uma paciente, sexo feminino, 27 anos de idade, universitária, portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com apresentação de rituais de limpeza. A paciente fazia uso de Rivotril e Fluoxetina. O acompanhamento psicológico foi norteado pelos pressupostos teóricos da abordagem terapêutica cognitivo comportamental, com ênfase na conceitualização cognitiva como auxiliar na verificação e análise dos pensamentos automáticos, na técnica de exposição e prevenção de respostas e reestruturação cognitiva. O objetivo foi descrever a importância da elaboração da conceitualização de forma contínua no TOC, como requisito necessário para o trabalho produtivo pela díade terapeuta- paciente e na compreensão de problemas durante o tratamento. Foram necessários sete meses de intervenções para a remissão do ritual de limpeza, bem como o desmame medicamentoso realizado pelo psiquiatra. De acordo com os relatos da paciente, a frequência de pensamentos obsessivos diminuiu consideravelmente, e a crença irracional de contaminação foi desconfirmada.

Keywords : conceituação cognitiva; exposição e prevenção de respostas; transtorno obsessivo compulsivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )