SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Terapia cognitivo-comportamental e tratamento psicológico de pacientes com HIV/AIDSA terapia cognitiva e o mindfulness: entrevista com Donna Sudak índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FORMIGA, Mariana Bandeira; GALDINO, Melyssa Kellyane Cavalcanti; CHIAPETTI, Nilse  e  GOMES, Caroline Mello Lucena Cavalcanti. A conceitualização cognitiva no Transtorno Obsessivo Compulsivo: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.1, pp. 61-66. ISSN 1808-5687.

Este artigo apresenta o estudo do caso de uma paciente, sexo feminino, 27 anos de idade, universitária, portadora de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), com apresentação de rituais de limpeza. A paciente fazia uso de Rivotril e Fluoxetina. O acompanhamento psicológico foi norteado pelos pressupostos teóricos da abordagem terapêutica cognitivo comportamental, com ênfase na conceitualização cognitiva como auxiliar na verificação e análise dos pensamentos automáticos, na técnica de exposição e prevenção de respostas e reestruturação cognitiva. O objetivo foi descrever a importância da elaboração da conceitualização de forma contínua no TOC, como requisito necessário para o trabalho produtivo pela díade terapeuta- paciente e na compreensão de problemas durante o tratamento. Foram necessários sete meses de intervenções para a remissão do ritual de limpeza, bem como o desmame medicamentoso realizado pelo psiquiatra. De acordo com os relatos da paciente, a frequência de pensamentos obsessivos diminuiu consideravelmente, e a crença irracional de contaminação foi desconfirmada.

Palavras-chave : conceituação cognitiva; exposição e prevenção de respostas; transtorno obsessivo compulsivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )