SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Diferenças nos esquemas iniciais desadaptativos de homens e mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

CARNEIRO, Adriana M.  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. Desenvolvimento e propriedades psicométricas da Escala de Pensamentos Depressivos - EPD. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 74-84. ISSN 1808-5687.

Os pensamentos são considerados pela Terapia Cognitiva como parte fundamental para o tratamento da depressão, e pressupõe que a percepção negativa que o sujeito tem de si, dos outros e do futuro interfere diretamente em sua vulnerabilidade cognitiva. Assim, esse estudo objetiva apresentar a construção, avaliação de conteúdo e análise fatorial da Escala de Pensamentos Depressivos - EPD, elaborada segundo a tríade cognitiva. Participaram do estudo inicial 639 sujeitos com e sem diagnóstico confirmado de depressão, com idades entre 18 e 50 anos, de ambos os sexos. As aplicações foram realizadas individualmente para aqueles com diagnóstico, e coletiva para os demais. Verificou-se que os itens da EPD diferenciaram os grupos, apontando os com diagnóstico de depressão como aqueles com maiores distorções de pensamento. Após a análise fatorial, a escala foi reduzida a 34 itens, com cinco fatores interpretáveis e não aleatórios, sendo eles nomeados como Baixa autoestima/desvalorização, Relacionamento interpessoal, Auto-valorização, Expectativas negativas/insatisfação e Desajustamento social. Os índices de fidedignidade demonstraram que há a necessidade de outros estudos na configuração da escala. Tais resultados indicam qualidades psicométricas promissoras para a escala, e servem ao intuito de suscitar novos estudos para buscar evidências de validade e precisão.

Palavras-chave : depressão; pensamento; psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )