SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Desenvolvimento e propriedades psicométricas da Escala de Pensamentos Depressivos - EPDTranstorno de estresse pós-traumático e terapia cognitivo-comportamental na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

LUZ, Felipe Quinto da; SANTOS, Paola Lucena dos; CAZASSA, Milton José  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Diferenças nos esquemas iniciais desadaptativos de homens e mulheres. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 85-92. ISSN 1808-5687.

Esta pesquisa investigou as diferenças entre homens e mulheres nas respostas ao Questionário de Esquemas de Young - forma reduzida (YSQ-S2). Este foi um estudo quantitativo, transversal, comparação entre grupos. A amostra foi formada por 236 participantes e divida em dois grupos, sendo um grupo formado por 114 participantes do sexo masculino e o outro grupo por 122 participantes do sexo feminino. Como critérios de inclusão os sujeitos deveriam ter idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos e ter estudado até a quinta série do ensino fundamental. Os participantes responderam ao YSQ-S2 e a uma ficha de dados sócio-demográficos. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os grupos do sexo masculino e do sexo feminino nos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) de Fracasso, Vulnerabilidade a Dores e Doenças, Auto-Sacrifício e Inibição Emocional, assim como nos domínios de Autonomia e Desempenho Prejudicados e de Orientação para o Outro. As mulheres obtiveram maior pontuação do que os homens em todos as áreas citadas, exceto no EID de Inibição Emocional, onde os homens obtiveram pontuação superior. Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre diferenças de padrões de pensamentos desadaptativos entre homens e mulheres.

Palavras-chave : esquema; questionário; sexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )