SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Diferenças nos esquemas iniciais desadaptativos de homens e mulheresInterfaces da terapia cognitivo-comportamental familiar com a teoria piagetiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FAVA, Débora Cristina  e  PACHECO, Janaína Thais Barbosa. Transtorno de estresse pós-traumático e terapia cognitivo-comportamental na infância. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 93-100. ISSN 1808-5687.

A exposição a situações traumáticas na infância constitui-se em fatores de risco para o desenvolvimento de crianças e de adolescentes. As pesquisas têm procurado identificar os mecanismos psicológicos e neurobiológicos através dos quais a exposição a traumas resulta negativamente sobre o indivíduo e desenvolver intervenções psicológicas destinada ao tratamento das vítimas. Este artigo tem o objetivo de relacionar a exposição a traumas na infância e o desenvolvimento de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e descrever modelos de intervenção cognitivo-comportamental referidos na literatura e destinados a crianças e adolescentes com TEPT. Para isso, realizou-se uma revisão da literatura. O artigo aborda os seguintes temas: definição de maus tratos; achados sobre os esfeitos da exposição a maus tratos, em especial o desenvolvimento de TEPT; e descrição de intervenções baseadas na terapia cognitivo-comportamental para pacientes com TEPT.

Palavras-chave : maus tratos; tratamento; trauma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )