SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Transtorno de estresse pós-traumático e terapia cognitivo-comportamental na infânciaPsicologia positiva no Brasil: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

LOPES, Renata Ferrarez Fernandes; MELO, Tatiane Coutinho Vieira de  e  SANTANA, Rodrigo Gomes. Interfaces da terapia cognitivo-comportamental familiar com a teoria piagetiana. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 101-108. ISSN 1808-5687.

Este artigo é um exercício teórico que versa sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental Familiar (TCCF) numa interface com a teoria piagetiana. Para tanto, foram enfatizados os retrocessos dos estágios do desenvolvimento cognitivo (período pré-operatório, operatório concreto e operatório formal), que alguns adultos podem apresentar no contexto de conflito familiar e foram apontadas relações entre padrões de cognição desadaptativos (as distorções cognitivas) e estes retrocessos de habilidades cognitivas. Buscou-se ainda oferecer um arcabouço baseado no desenvolvimento das funções cognitivas para dar sustento a TCCF que faculte uma intervenção mais abrangente e eficaz e que leve em conta as capacidades cognitivas e afetivas em curso de todos os integrantes da família.

Palavras-chave : jean piaget; terapia familiar; técnicas cognitivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )