SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Interfaces da terapia cognitivo-comportamental familiar com a teoria piagetianaTerapia cognitiva para fobia social: consideraciones desde el modelo cognitivo de Beck índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

PUREZA, Juliana da Rosa; KUHN, Cláudia Helena Corazza; CASTRO, Elisa Kern de  e  LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Psicologia positiva no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2012, vol.8, n.2, pp. 109-117. ISSN 1808-5687.

A Psicologia Positiva é um paradigma teórico que se encontra em expansão no Brasil. A proposta da Psicologia Positiva é estudar os fundamentos psicológicos do bem-estar e da felicidade, assim como os pontos fortes e as virtudes humanas. Para refletir sobre as produções científicas nesta área no Brasil, este artigo teve como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura científica nacional em Psicologia Positiva considerando o período das primeiras publicações (anos 90) até 2012. Utilizou-se o descritor "Psicologia Positiva" e a revisão foi realizada em bases de dados de publicações nacionais SciELO, BVS e BDTD. Constatou-se que houve um crescimento pouco expressivo e não-linear nas publicações científicas nesta área no país. Encontraram-se poucos estudos brasileiros que se propuseram a estudar a psicologia positiva com rigor científico, o que permite concluir que a produção de pesquisas brasileira nesta área ainda é limitada. Com relação aos construtos teóricos, observou-se que o bem-estar é o tema central da maioria dos estudos, e foram identificados sete diferentes instrumentos de pesquisa utilizados para avaliação de diferentes construtos da psicologia positiva. Foram encontrados também estudos que verificaram a efetividade de intervenções em Psicologia Positiva, sugerindo a aproximação nas áreas de psicologia clínica, da saúde e escolar.

Palavras-chave : bem-estar; psicologia positiva; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )