SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para as dificuldades de adaptação acadêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

MONTAGNERO, Alexandre Vianna  e  ESTEVES, Marco Aurélio Silva. Patenção seletiva e memória implícita em sujeitos com diferentes IMCs. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 02-09. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130002.

O aumento do número de casos de transtornos alimentares está sendo amplamente estudado. A obesidade e a compulsão alimentar são dois desses transtornos, que, por vezes, ocorrem concomitantemente. Entender como os vieses cognitivos de atenção e memória influenciam os hábitos de vida e o comportamento alimentar é de grande valia para os profissionais que lidam com esse tema, pois, a partir desse conhecimento, pode-se desenvolver programas de prevenção e intervenção ainda mais efetivos. Neste estudo, investigamos as relações entre viés de memória e atenção e índice de massa corporal (IMC). Para tanto, utilizamos um experimento composto por duas tarefas, uma sobre memória implícita e outra que comparou tipo de resposta e tempo de reação a palavras neutras e a palavras relacionadas a alimentos. Comparamos o desempenho do grupo experimental, composto por participantes com obesidade, com o desempenho do grupo-controle, composto por participantes com peso ideal, de acordo com o IMC. Os resultados analisados pela ANOVA demonstraram que os participantes do grupo experimental levaram significativamente mais tempo para identificar as palavras relacionadas à alimentação se comparados aos do grupo-controle. Além disso, a amostra como um todo recordou mais as palavras relacionadas a alimentos em ambas as tarefas.

Palavras-chave : atenção seletiva; compulsão alimentar; memória implícita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License