SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Selective attention and implicit memory in subjects with different BMIspCognitive-behavioral therapy in prevention of psychosis in at-risk populations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; DIAS, Ana Cristina Garcia  and  PICCOLOTO, Neri Maurício. Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para as dificuldades de adaptação acadêmica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 10-18. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130003.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido utilizada em diversos contextos e pode ser útil para auxiliar estudantes na transição para o ensino superior. O objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades encontradas por estudantes universitários no contexto acadêmico e, a partir disso, refletir sobre como a TCC pode contribuir para a minimização desses obstáculos. Participaram do estudo 504 estudantes universitários de 12 cursos de graduação de duas universidades públicas do Sul do Brasil. Um questionário para caracterizar a amostra e identificar as dificuldades encontradas no contexto acadêmico foi aplicado coletivamente em sala de aula, e as informações foram submetidas à análise de conteúdo temática. As principais dificuldades correspondem a diferenças percebidas entre ensino médio e superior, aspectos pessoais e interpessoais e gestão do tempo. É possível que intervenções individuais ou grupais que fazem uso de técnicas cognitivas e comportamentais (como agendamento de atividades, exame e contestação das distorções cognitivas, gráfico em forma de torta, aceitação e resolução de problemas) auxiliem os estudantes universitários a lidar com as dificuldades encontradas. Conclui-se que profissionais que trabalham com a TCC podem explorar esse campo de trabalho, além de conduzir pesquisas experimentais para propor um modelo de intervenção específico para o público acadêmico.

Keywords : ensino superior; estudantes universitários; terapia cognitivo-comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License