SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para as dificuldades de adaptação acadêmicaManejo de estresse para pacientes com HIV/AIDS por meio da TCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

SOUZA, Erika Leonardo de et al. Terapia cognitivo-comportamental na prevenção de psicose em populações em risco. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 19-25. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130004.

Indivíduos em "ultra alto risco" (UAR) para psicose são aqueles que apresentam sintomas psicóticos com intensidade, frequência ou duração insuficientes para receberem o diagnóstico de uma psicose. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma das intervenções psicossociais usadas com a finalidade de prevenir ou retardar a evolução desse estado de risco para uma psicose franca. O objetivo desse estudo foi apresentar e discutir os achados dos estudos controlados com TCC na prevenção da transição para psicose em indivíduos em UAR. Uma revisão não-sistemática da literatura foi realizada, resumindo o conceito de UAR, o risco de transição para a psicose e apresentando os resultados de oito ensaios clínicos randomizados utilizando TCC para prevenir a transição para psicose. Seus resultados mostram que a TCC é um tratamento bem aceito e capaz de reduzir a intensidade dos sintomas em indivíduos em UAR. No entanto, os resultados são heterogêneos sobre a eficácia na prevenção ou no retardo do início da psicose e ainda insuficientes para que a TCC seja recomendada rotineiramente nessa situação clínica.

Palavras-chave : esquizofrenia; prevenção; psicose; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License