SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Terapia cognitivo-comportamental na prevenção de psicose em populações em riscoProcrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

CARDOSO, Gabriela Santos Stilita. Manejo de estresse para pacientes com HIV/AIDS por meio da TCC. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 26-33. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130005.

O presente trabalho discute a importância do manejo do estresse em pacientes com HIV/AIDS. Por meio de uma revisão bibliográfica, é realizado um apanhado histórico acerca da epidemia de AIDS e sua relação com o estigma social enfrentado pelos portadores do vírus. Em seguida, estabelece-se que o estigma social é um importante fator de estresse, e se discute de que formas o estresse influencia negativamente no tratamento e no prognóstico do paciente imunodeprimido. São propostas algumas intervenções utilizadas pela terapia cognitivo-comportamental (TCC) para o manejo de estresse, facilmente utilizáveis nos serviços de saúde. São apresentadas as seguintes intervenções: reestruturação cognitiva, respiração diafragmática, mindfulness, biofeedback e relaxamento muscular progressivo.

Palavras-chave : HIV; manejo de estresse; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License