SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Manejo de estresse para pacientes com HIV/AIDS por meio da TCCInstrumentos para avaliação de pensamentos automáticos: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

BRITO, Fernanda de Souza  e  BAKOS, Daniela Di Giorgio Schneider. Procrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 34-41. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130006.

A procrastinação diz respeito ao atraso de tarefas e decisões comumente associada a um sofrimento psicológico significativo. É um comportamento prevalente e considerado complexo por envolver componentes cognitivos, emocionais e comportamentais que fornecem ao procrastinador um conforto temporário diante de uma tarefa aversiva. Visto que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) dá prioridade à modificação de crenças para produzir mudanças nos comportamentos, este estudo teórico realizou uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional em TCC sobre procrastinação com o intuito oferecer um panorama atual dos estudos acerca da procrastinação na abordagem cognitivo-comportamental. A revisão foi realizada nas bases PsycINFO e PEPSIC a partir do descritor procrastinação, dos seus derivados e dos correspondentes em inglês e espanhol. A partir dos critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados 16 artigos publicados em periódicos no período de 1999 a 2013. A revisão indicou um interesse escasso, embora crescente, sobre o tema, revelando fatores relacionados à procrastinação, como as metacognições, que podem fornecer importantes subsídios para o tratamento de procrastinadores crônicos. Sugere-se que pesquisas futuras diversifiquem a amostra de participantes, a fim de estudar a procrastinação entre outras populações e não somente entre universitários.

Palavras-chave : crenças procrastinatórias; procrastinação; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License