SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Procrastinação e terapia cognitivo-comportamental: uma revisão integrativaSão os terapeutas construtivistas idealistas? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

FROESELER, Mariana Verdolin Guilherme; SANTOS, Janaína Aparecida Mendonça  e  TEODORO, Maycoln Leôni Martins. Instrumentos para avaliação de pensamentos automáticos: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.1, pp. 42-50. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130007.

O objetivo deste trabalho foi conduzir uma revisão narrativa sobre os instrumentos disponíveis para a avaliação de pensamentos automáticos (PAs). Elemento fundamental do modelo cognitivo de Beck, os PAs são cognições rápidas e espontâneas que atuam na fronteira da consciência, influenciando na forma como interpretamos e reagimos às situações. Diversos estudos vêm demonstrando a importância dessas cognições na compreensão de diferentes quadros psicopatológicos e também do bem-estar psicológico de crianças, adolescentes e adultos. Contudo, percebe-se, no contexto brasileiro, a ausência de instrumentos originais para avaliação sistemática dos PAs e uma escassez de estudos na área. A revisão foi conduzida em diferentes bases de artigos, utilizando critérios específicos na busca e na inclusão dos artigos na revisão. Foram identificados 23 instrumentos originais, além de oito adaptações transculturais. Dentre os instrumentos, um menor número se destinava à avaliação de crianças, adolescentes e PAs positivos. No contexto brasileiro, apenas um artigo sobre uma adaptação transcultural foi encontrado. Os resultados dessa revisão evidenciam lacunas na avaliação sistemática de PAs, além de apontar para a necessidade de construção de instrumentos de avaliação de PAs adequados à realidade brasileira.

Palavras-chave : revisão de literatura; terapia cognitiva; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License