SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Terapia cognitivo-comportamental na depressão infantil: uma proposta de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

ROSA, Renata Rezende  e  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Presença de distorções cognitivas em propagandas brasileiras. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 71-80. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130011.

O objetivo desta pesquisa foi analisar propagandas para verificação da hipótese da presença de distorções cognitivas em peças publicitárias. Utilizou-se uma prova de juízes que avaliou a transcrição (do conteúdo verbal e não verbal) de duas propagandas veiculadas nacionalmente em televisão aberta segundo a ausência ou presença das seguintes distorções: pensamento dicotômico; catastrofização; desqualificando o positivo; rotulação; magnificação/minimização; filtro mental; leitura mental; supergeneralização; personalização; declarações como "eu deveria" ou "eu devo". Participaram como juízes seis especialistas em terapia cognitivo-comportamental atuantes da área clínica e/ou professores no ensino superior. As respostas foram submetidas ao Teste Binomial com o seguinte resultado: presença da distorção cognitiva "pensamento dicotômico" (p < 0 ,01) na primeira propaganda (setor de cosméticos) e de "catastrofização" (p < 0,01) na segunda propaganda (setor de seguros). Esses resultados indicam que pode haver influência da propaganda sobre a construção e a manutenção de representações desadaptativas. Além disso, os resultados podem contribuir para novos estudos em psicologia do consumo e para que a regulação publicitária considere o processamento cognitivo e evite difundir distorções nas ações de comunicação social.

Palavras-chave : Distorções; Propaganda; Terapia cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License