SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Presence of cognitive distortions in brazilian advertisementsClinical intervention for adjustment disorder: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

RIBEIRO, Maiara Viana; MACUGLIA, Greici Conceição Rössler  and  DUTRA, Morgani Moreira. Terapia cognitivo-comportamental na depressão infantil: uma proposta de intervenção. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 81-92. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130012.

O transtorno depressivo maior na infância tem se tornado cada vez mais comum, configurando-se, na atualidade, como alvo das principais preocupações em saúde pública. Entretanto, o interesse científico e o desenvolvimento de intervenções para tratá-lo são poucos e bastante recentes. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver um protocolo terapêutico baseado na terapia cognitivo-comportamental para o tratamento do transtorno depressivo maior em crianças de 7 a 11 anos de idade, o que foi possível pela adoção do método bibliográfico. Sua estrutura foi organizada em 20 semanas de atendimento, que equivalem a aproximadamente 6 meses de tratamento. Foram delineadas 18 sessões com a criança, 8 sessões com os pais e 3 sessões em conjunto. O tratamento engloba aspectos considerados relevantes pela literatura estudada, como psicoeducação, programação de atividades prazerosas, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, treino em habilidades sociais e envolvimento dos pais durante todo o tratamento. Apesar das limitações encontradas no desenvolvimento deste estudo, concluiu-se que a proposta pode beneficiar muitas crianças ao reduzir os prejuízos decorrentes do transtorno. Por fim, salienta-se a pretensão de desenvolver estudos posteriores capazes de avaliar a eficácia do protocolo, o que permitirá o seu aperfeiçoamento.

Keywords : Protocolo; Psicologia infantil; Transtorno depressivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License