SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Cognitive-behavioral therapy depression in children: an interventionEarly maladaptive schemas in alcohol use disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

LIVIO, Thiene Salazar; LAMEU, Joelma do Nascimento  and  SOUZA, Wanderson Fernandes de. Intervenção clínica para o transtorno de adaptação: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 93-100. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130013.

CONTEXTO: O transtorno de adaptação tem recebido pouca atenção no Brasil e na literatura internacional. É importante identificar as opções disponíveis de tratamento, tanto farmacológicos como psicoterápicos. OBJETIVOS: Realizar uma revisão sistemática sobre os artigos já publicados que investigaram ou mencionaram algum método de intervenção clínica voltado para o transtorno de adaptação. MÉTODOS: Análise sistemática dos estudos indexados em dois acervos bibliográficos: PsycINFO e PubMed/Medline. RESULTADOS: Da década de 1980 até hoje poucos estudos sobre o assunto foram encontrados. Entre os trabalhos que apresentaram alguma modalidade de tratamento, 9 referem-se à psicoterapia, 4 à farmacoterapia e 2 à fitoterapia. Diferentes abordagens psicoterapêuticas foram mencionadas, porém, a terapia cognitivo-comportamental aparece com maior frequência. Na farmacoterapia, os mais citados foram os benzodiazepínicos, os antidepressivos atípicos e os ansiolíticos não benzodiazepínicos. Entre os fitoterápicos foi citado o uso de Ginkgo Biloba e Euphytose®. CONCLUSÕES: O tratamento para o transtorno de adaptação ainda requer mais atenção do campo acadêmico e maior número de pesquisas empíricas. Estudos adicionais são necessários, principalmente no que se refere à farmacoterapia.

Keywords : transtorno de adaptação; tratamento; revisão sistemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License