SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Terapia cognitivo-comportamental na depressão infantil: uma proposta de intervençãoEsquemas iniciais desadaptativos no transtorno por uso de álcool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

LIVIO, Thiene Salazar; LAMEU, Joelma do Nascimento  e  SOUZA, Wanderson Fernandes de. Intervenção clínica para o transtorno de adaptação: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 93-100. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130013.

CONTEXTO: O transtorno de adaptação tem recebido pouca atenção no Brasil e na literatura internacional. É importante identificar as opções disponíveis de tratamento, tanto farmacológicos como psicoterápicos. OBJETIVOS: Realizar uma revisão sistemática sobre os artigos já publicados que investigaram ou mencionaram algum método de intervenção clínica voltado para o transtorno de adaptação. MÉTODOS: Análise sistemática dos estudos indexados em dois acervos bibliográficos: PsycINFO e PubMed/Medline. RESULTADOS: Da década de 1980 até hoje poucos estudos sobre o assunto foram encontrados. Entre os trabalhos que apresentaram alguma modalidade de tratamento, 9 referem-se à psicoterapia, 4 à farmacoterapia e 2 à fitoterapia. Diferentes abordagens psicoterapêuticas foram mencionadas, porém, a terapia cognitivo-comportamental aparece com maior frequência. Na farmacoterapia, os mais citados foram os benzodiazepínicos, os antidepressivos atípicos e os ansiolíticos não benzodiazepínicos. Entre os fitoterápicos foi citado o uso de Ginkgo Biloba e Euphytose®. CONCLUSÕES: O tratamento para o transtorno de adaptação ainda requer mais atenção do campo acadêmico e maior número de pesquisas empíricas. Estudos adicionais são necessários, principalmente no que se refere à farmacoterapia.

Palavras-chave : transtorno de adaptação; tratamento; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License