SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Clinical intervention for adjustment disorder: a systematic reviewStressors and relapse drug users: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

MACIEL, Luisa Zamagna; TRACTENBERG, Saulo Gantes; HABIGZANG, Luisa Fernanda  and  WAINER, Ricardo. Esquemas iniciais desadaptativos no transtorno por uso de álcool. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 101-107. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130014.

O transtorno por uso de álcool é de difícil tratamento e, ainda que a terapia cognitivo-comportamental apresente resultados positivos em relação ao tratamento dos usuários de álcool, elevados índices de recaída ainda são encontrados entre esses indivíduos. A terapia do esquema (TE) de Young sugere uma nova abordagem de intervenção baseada na regulação emocional e no rompimento de ciclos de ativação dos esquemas iniciais desadaptativos (EIDs). Esses processos são considerados importantes para a quebra do ciclo de recaídas do paciente com transtorno por uso de álcool. O objetivo desta revisão narrativa da literatura é verificar as relações entre esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) e transtorno por uso de álcool. Os resultados encontrados indicam divergências em relação a um perfil específico de EIDs para esses pacientes, ainda que apresentem maior pontuação nos EIDs que grupos não clínicos. O desenvolvimento de estudos voltados para a TE aplicados à dependência química é importante, visto que a TE é uma terapia potencial para o transtorno por uso de álcool.

Keywords : terapia cognitivo-comportamental; terapia dos esquemas; transtorno por uso de álcool.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License