SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Esquemas iniciais desadaptativos no transtorno por uso de álcoolContribuições da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento da fobia social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

ROCHA, Sabrina M. Oliveira da; ALLIARDI, Sheila; ROCHA, Bruna Fernandes da  e  ARAUJO, Renata Brasil. Eventos estressores e recaídas de usuários de substâncias psicoativas: revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 108-117. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130015.

OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática a respeito da associação entre eventos estressores e recaídas em usuários de substâncias psicoativas. MÉTODO: Revisão sistemática da literatura, realizada nas bases de dados eletrônicas EBSCO, ProQuest, PubMed/Medline e Web of Science. Os descritores utilizados foram: substance abuse, substance dependence, drug abuse, drug addiction, stressful events, stressful life events, stress. Como precipitador foi definido um evento estressor e, como desfecho, a recaída. RESULTADOS: O nível de estresse aumentou 1,66 o risco de recaída, e os eventos estressores agudos aumentaram quase três vezes esse risco. Os eventos estressores mais prevalentes foram dificuldades financeiras crônicas e morte de um pai ou responsável. O domínio do estresse e os maiores recursos de enfrentamento de eventos estressantes da vida resultam em habilidades de manutenção da abstinência. CONCLUSÕES: Indivíduos com histórico de eventos estressantes na infância são mais suscetíveis ao uso de substâncias psicoativas. Os eventos estressores crônicos e agudos aumentam consideravelmente o risco de recaída, sendo que os eventos agudos quase triplicaram o risco e diminuíram o tempo até a recaída, demonstrando a necessidade de intervenção terapêutica no tratamento do dependente químico que está mais vulnerável.

Palavras-chave : drogas; estresse; estressores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License