SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Eventos estressores e recaídas de usuários de substâncias psicoativas: revisão sistemáticaAceitação, validação e mindfulness na psicoterapia cognitivo-comportamental contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687

Resumo

GUSMAO, Estefanea Élida da Silva et al. Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento da fobia social. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 118-125. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130016.

Este artigo objetivou realizar uma revisão da literatura acerca das perspectivas e intervenções da terapia cognitivo-comportamental sobre a fobia social. Inicialmente, apresenta-se uma explanação desse transtorno, para, posteriormente, apontar possíveis intervenções para essa psicopatologia. No decorrer deste estudo, pode-se verificar que essa enfermidade causa bastante comprometimento nas mais diversas esferas da vida social e pessoal, em decorrência de suas comorbidades e cronicidade, assim como, por ser debilitante, sendo um dos transtornos mais prevalentes na população em geral. Frente a isso, é de grande relevância que o diagnóstico e a intervenção sejam iniciados o mais breve possível. Destaca-se a psicoterapia e a farmacologia como as principais formas de intervenção. Igualmente, ressalta-se a psicoterapia de base cognitivo-comportamental como uma das abordagens que tem demonstrando grande eficácia no tratamento. Isso posto, serão apresentadas as técnicas de intervenção: reestruturação cognitiva, treino de relaxamento, treino de habilidades sociais, experimentos comportamentais e indicações farmacoterápicas. Por meio da revisão apresentada, conclui-se que é fundamental as pesquisas apresentarem maior quantidade de estudos empíricos que verifiquem a eficácia das diferentes perspectivas ou modelos teóricos e de técnicas de intervenção cognitivo-comportamentais.

Palavras-chave : fobia; terapia; tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License