SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Contributions of cognitive-behavioral therapy for the treatment of social phobiaFBTC: a 15 year jorney in favor of cognitive therapies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687

Abstract

VANDENBERGHE, Luc  and  VALADAO, Valquíria César. Aceitação, validação e mindfulness na psicoterapia cognitivo-comportamental contemporânea. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 126-135. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130017.

Este artigo traz uma reflexão sobre os termos aceitação, validação e mindfulness e sobre como seu uso na literatura da terapia cognitivo-comportamental contemporânea esclarece alguns processos importantes na terapia. Esclarecendo diferenças entre ideias estabelecidas e novas, esses termos ampliam a liberdade de escolhas terapêuticas. Colocá-los em oposição aos mais tradicionais na literatura traz um sentimento de descontinuidade na teoria cognitivo-comportamental, mas ajuda a enxergar de forma mais clara o leque de possibilidades para o desenvolvimento da teoria e da prática. Ao elaborar o significado e o uso dos novos termos, o artigo revela a tensão entre a ênfase terapêutica clássica, centrada na mudança cognitiva e comportamental, e uma visão que explora o entrelaçamento de diferentes processos subjetivos. Discute-se o que é o objeto da aceitação e como diferentes modelos terapêuticos a promovem e, depois, considera-se diversos usos e implicações da validação. Finalmente, o conceito de mindfulness é exposto, para mostrar como pode subsidiar a validação e promover a aceitação. Juntos, os três conceitos definem as características distintas de uma corrente emergente no seio das terapias cognitivo-comportamentais.

Keywords : aceitação; mindfulness; processos psicoterapêuticos; validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License