SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento da fobia socialFTBC: uma jornada de 15 anos em prol das terapias cognitivas no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687

Resumen

VANDENBERGHE, Luc  y  VALADAO, Valquíria César. Aceitação, validação e mindfulness na psicoterapia cognitivo-comportamental contemporânea. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2013, vol.9, n.2, pp. 126-135. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20130017.

Este artigo traz uma reflexão sobre os termos aceitação, validação e mindfulness e sobre como seu uso na literatura da terapia cognitivo-comportamental contemporânea esclarece alguns processos importantes na terapia. Esclarecendo diferenças entre ideias estabelecidas e novas, esses termos ampliam a liberdade de escolhas terapêuticas. Colocá-los em oposição aos mais tradicionais na literatura traz um sentimento de descontinuidade na teoria cognitivo-comportamental, mas ajuda a enxergar de forma mais clara o leque de possibilidades para o desenvolvimento da teoria e da prática. Ao elaborar o significado e o uso dos novos termos, o artigo revela a tensão entre a ênfase terapêutica clássica, centrada na mudança cognitiva e comportamental, e uma visão que explora o entrelaçamento de diferentes processos subjetivos. Discute-se o que é o objeto da aceitação e como diferentes modelos terapêuticos a promovem e, depois, considera-se diversos usos e implicações da validação. Finalmente, o conceito de mindfulness é exposto, para mostrar como pode subsidiar a validação e promover a aceitação. Juntos, os três conceitos definem as características distintas de uma corrente emergente no seio das terapias cognitivo-comportamentais.

Palabras clave : aceitação; mindfulness; processos psicoterapêuticos; validação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License