SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitárioSatisfação com a vida e com a família e violência interpessoal na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SZUPSZYNSKI, Karen Priscila Del Rio; SARTES, Laisa Marcorela Andreoli; ANDRETTA, Ilana  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Processos de mudança cognitivos e comportamentais em usuários de crack em tratamento. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 11-18. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140003.

A compreensão da motivação e do processo de mudança entre dependentes de álcool e outras drogas tem sido foco de grande interesse nas últimas décadas. A gravidade das consequências relacionadas ao consumo de crack aumenta a preocupação com os elementos relacionados ao processo de tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar o construto dos Processos de Mudança (cognitivos e comportamentais) em uma amostra de 395 usuários de crack em tratamento por meio da exploração de variáveis sociodemográficas, estágio de motivação, tempo de tratamento e abstinência e de rastreio cognitivo. Os modelos obtidos pela regressão linear mostraram que variáveis como idade, estágio motivacional, tempo de abstinência e triagem cognitiva estão associados a cada etapa dos processos cognitivos e comportamentais. Semelhanças e diferenças com a literatura internacional e com o Modelo Transteórico de Mudança (MTT) são discutidos.

Palavras-chave : cocaína crack; motivação; terapia cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License