SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Cognitive and behavioral change processes in crack cocaine users in treatmentUsing theater of the oppressed in group treatment for social anxiety disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

LISBOA, Carolina; WENDT, Guilherme Welter; NEUFELD, Carmem Beatriz  and  MATOS, Margarida Gaspar de. Satisfação com a vida e com a família e violência interpessoal na adolescência. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 19-28. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140004.

O presente estudo analisou a violência interpessoal entre adolescentes (bullying) e sua associação com a satisfação com a vida e com a vida em família. O trabalho foi baseado na quarta série do inquérito Health Behaviour in School-aged Children, que inclui 4.954 adolescentes portugueses, sendo 47,6% rapazes, do 6º, 8º e 10º anos de escolaridade (M = 13,95 anos, DP = 1,76). Os adolescentes responderam a quatro escalas sobre satisfação com a vida, com a família, sofrer e praticar bullying. Foi realizada estatística descritiva, correlacional, comparativa e inferencial, e os resultados mostraram uma correlação significativa e positiva entre sofrer bullying e protagonizar essa agressividade, e como esses comportamentos violentos se correlacionaram negativamente com a satisfação com a vida e com a família. Equações de regressão múltipla indicaram que a satisfação com a vida e com a família pode proteger os adolescentes de se envolverem nesse tipo de violência interpessoal (bullying). Diferenças de gênero sobre os construtos estudados confirmaram estudos anteriores, e os resultados permitem reflexão acerca da dinâmica de risco e proteção que permeia as relações interpessoais dos adolescentes, assim como sua interação com as características da fase da adolescência.

Keywords : adolescência; bem-estar; bullying; familia; violência; adolescence; bullying; family; violence; well-being.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese

 

Creative Commons License