SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Satisfação com a vida e com a família e violência interpessoal na adolescênciaAvaliação do Programa Psicoeducativo para pessoas que vivem com HIV/AIDS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

PENIDO, Maria Amelia et al. O uso do teatro do oprimido no tratamento em grupo para transtorno de ansiedade social. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 29-37. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140005.

O Teatro do Oprimido (TO), criado por Augusto Boal na década de 1960, é um conjunto de técnicas, exercícios e jogos teatrais que tem como objetivo principal colocar o teatro a serviço da transformação social. O transtorno de ansiedade social (TAS) é considerado um transtorno grave, de curso crônico, que pode chegar a ser incapacitante, e, atualmente, o tratamento considerado mais efetivo para esses casos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Objetivou-se desenvolver um programa de tratamento psicológico estruturado para TAS, aliando a TCC em grupo às técnicas do TO, e avaliar sua eficácia em comparação a um grupo-controle em lista de espera. Foram avaliados 35 sujeitos que participaram do tratamento, e 21 em lista de espera. As avaliações ocorreram antes do início, ao final e um mês após a terapia. Foram realizadas 18 sessões, duas vezes por semana, com duração de duas horas cada. Os instrumentos utilizados foram os Inventários Beck de Depressão e Ansiedade, o Inventário de Ansiedade e Fobia Social (SPAI), a Escala de Medo da Avaliação Negativa (FNE) e a Escala de Autoestima. O grupo experimental apresentou resultados significativos em comparação ao grupo-controle em todos os instrumentos aplicados. O grupo experimental melhorou, mas o grupo-controle, não. Os resultados encontrados indicam que o modelo proposto foi uma intervenção com resultado superior à passagem do tempo.

Palabras clave : ansiedade social; terapia cognitivo-comportamental; terapia de grupo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License