SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O uso do teatro do oprimido no tratamento em grupo para transtorno de ansiedade socialIntervenções em grupo na perspectiva cognitivo-comportamental: experiências no contexto da clínica-escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GIOVELLI, Grazielly Rita Marques; CALVETTI, Prisla Ucker; GAUER, Gabriel José Chittó  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Avaliação do Programa Psicoeducativo para pessoas que vivem com HIV/AIDS. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 38-46. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140006.

O objetivo geral deste estudo foi avaliar a contribuição de um Programa Psicoeducativo sob abordagem da terapia cognitivo-comportamental para a adesão ao tratamento e qualidade de vida em pessoas que convivem com HIV/AIDS. Objetivos específicos: conhecer e analisar os pensamentos, as emoções e os comportamentos em relação ao tratamento de saúde dos participantes; identificar e analisar suas fontes de suporte social; investigar os aspectos psicológicos, a adesão ao tratamento e a qualidade de vida da população em estudo; e identificar no discurso dessas pessoas as dificuldades em seguir o tratamento antirretroviral e seus sentimentos em relação à intervenção da terapia cognitivo-comportamental. Participaram 11 pessoas soropositivas para o HIV em tratamento antirretroviral, atendidas pelo serviço de saúde do Sul do Brasil. Foi um estudo de caráter qualitativo e descritivo exploratório com gravação e transcrição de oito sessões e entrevista semiestruturada para avaliação do programa. Os resultados mostraram que a terapia cognitivo-comportamental teve importante contribuição tanto para a identificação como para as mudanças dos pensamentos, sentimentos e comportamentos em relação à adesão ao tratamento, bem como para o suporte social e a qualidade de vida das pessoas atendidas.

Palavras-chave : adesão ao tratamento; HIV/AIDS; intervenção psicológica; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License