SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Avaliação do Programa Psicoeducativo para pessoas que vivem com HIV/AIDSTerapia cognitivo-comportamental e coaching cognitivo-comportamental: como as duas práticas se integram e se diferenciam índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

SANTANA, Suely de Melo; SILVA, Neuciane Gomes da; GONCALVES, Diego Macedo  y  MELO, Maria Clara Miguel Descendente. Intervenções em grupo na perspectiva cognitivo-comportamental: experiências no contexto da clínica-escola. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.1, pp. 47-53. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140007.

Esta breve comunicação apresenta duas intervenções cognitivo-comportamentais realizadas em clínicas-escola universitárias. A primeira experiência consistiu em uma atividade grupal psicoeducativa com estudantes universitários em Recife (PE), cujo objetivo foi promover a saúde e a integração dos alunos de psicologia dos primeiros semestres com os alunos concluintes por meio do treino de relaxamento e de discussões sobre os desafios da formação e alternativas em psicologia. As atividades foram realizadas em cinco encontros semanais de uma hora por sete facilitadores (estagiários e voluntários na clínica). Foram oferecidos três grupos em dias e horários distintos, nos quais se inscreveram 24 alunos de ambos os sexos. A estrutura da intervenção era a mesma para todos os grupos, variando apenas no conteúdo abordado no terceiro e quarto encontros em função das temáticas sugeridas pelos participantes. Os alunos e facilitadores salientaram aspectos positivos e negativos e sugestões para intervenções posteriores. O segundo relato descreve a experiência de dois grupos terapêuticos com pacientes com ansiedade social desenvolvida em Natal (RN). Como resultado, foi encontrado que, ao final do processo psicoterápico, os 58 participantes encontravam-se menos ansiosos e mais extrovertidos. Discute-se que ambas as experiências contribuíram para maior articulação e assistência aos universitários, além de contribuir para uma melhor qualificação profissional dos estudantes de psicologia.

Palabras clave : grupoterapia; psicoeducação; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués

 

Creative Commons License