SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Estresse e qualidade de vida em residência multiprofissional em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MORENO, André Luiz  e  CARVALHO, Rubem Gomes Neves de. Terapia cognitivo-comportamental breve para sintomas de ansiedade e depressão. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2014, vol.10, n.2, pp. 70-75. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20140012.

Abordagens breves de psicoterapia têm ganhado cada vez mais espaço em função das constantes necessidades de diminuição de custos e otimização da participação de terapeutas no processo de psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma modalidade breve de atendimento por natureza, mas que ainda se mantém interessada na busca de intervenções cada vez mais breves e eficazes. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de atendimentos breves em TCC em sintomas de depressão e ansiedade. Foram selecionados prontuários de 21 pacientes que participaram de sete atendimentos em TCC breve, durante um estágio de formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Nos atendimentos, os pacientes foram avaliados antes e após as intervenções por meio de instrumentos que medem sintomas de ansiedade (BAI e IPAn) e depressão (BDI), além de qualidade de vida (WHOQOL-Bref). Foram observadas diferenças significativas nos sintomas de depressão, ansiedade e qualidade de vida dos participantes. Implicações desse resultado, limites do estudo e consequência dos atendimentos breves em TCC são discutidos.

Palavras-chave : psicoterapia breve; serviços públicos de saúde mental; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License